Eu não quero voltar pra Jesus por que nunca me afastei dele. Eu me afastei da IGREJA, por que entendi que igreja nenhuma é detentora de Cristo. Pra quem acredita em Deus, o mediador da salvação Cristo, não da Igreja.
Alguns templos se afastaram de Jesus e do evangelho. Se tornaram ambientes de disseminação do ódio, da contenda e da concorrência entre denominações, o que acaba alimentando a intolerância. Pastores que não entendem nada de Cristo querem falar por ele, confundindo a mente dos fiéis. A igreja evangélica de hoje lembra a Igreja Católica do passado, com direito às indulgências e poderes políticos.
Cristão não é quem frequenta a Igreja. Cristãos são os imitadores de Cristo. E quem era Cristo? A personificação do bem e do amor. Não julgou, não condenou, não feriu. Andava muito mais com os pecadores do que nos templos, apesar de não desvalorizar o ambiente congregacional, e, quando era questionado sobre isso, sabiamente dizia: "eu vim para os doentes e não para os sãos."
É uma contradição dizer-se cristão por fazer parte de alguma religião. Cristo, sem precisar declarar guerra à ninguém, quebrou paradigmas, tanto que os religiosos da época, os Fariseus, estes mesmos que, como os de hoje, se consideravam os guardiões da lei, da moral e dos bons costumes, pediram a sua cabeça.
Percebo que hoje tem muita gente que se considera cristão, mas que não conhece a Cristo de fato. Se acostumaram a ouvir sobre um Cristo carrasco, com um martelo na mão e, por falta de entendimento, reproduzem o discurso que vem dos púlpitos. Se adaptaram a seguir dogmas por medo de ir para o inferno, ou por pretensão de chegar ao Céu. Só que o Cristo que eu conheço fez o bem, sem esperar nada em troca. E esse Cristo eu não conheci na Igreja, apesar de ter estado nela a maior parte da minha vida. Aprendi sobre ele nas ruas, nas favelas, vendo as mazelas do mundo, às margens da sociedade.
"Por que Deus enviou seu filho ao mundo, não para condená-lo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele."
João 3:17
Por que eu não quero voltar para Jesus
CJ é músico, rapper e back vocal no grupo Poesia de Favela, Estudante de História da Uesc e membro do Coletivo Rap de Rua