Imagens escondidas, mensagens subliminares, publicidade manipuladora, cores escolhidas para determinar certos comportamentos. Quem nunca ouviu falar nessas estratégias que as marcas mundo afora utilizam para seduzir seus consumidores e vender mais, sempre mais? Pode até parecer teoria da conspiração, mas não é! Designeres e publicitários estudam há anos técnicas capazes de passar mensagens que nosso cérebro consegue captar sem que a gente nem perceba. É uma espécie de persuasão mental, que ludibria nosso consciente e faz com que determinadas ideias cheguem diretamente ao nosso inconsciente.
As logomarcas são alvo constante dessas técnicas, já que são a representação visual mais forte de uma empresa. Você certamente já viu várias delas por aí e provavelmente nem reparou! O Internauta Alternativo selecionou 10 exemplos de logomarcas que trazem mensagens escondidas e as revelamos para vocês:
10. COCA-COLA E A BANDEIRA DA DINAMARCA
Não se sabe se foi proposital ou não, mas fato é que a voltinha do “o” na logo da Coca-Cola é igualzinha à cruz vermelha e branca da Dinamarca. A marca de refrigerantes até fez uma brincadeira sobre isso. Aproveitou que o país é considerado o lugar mais feliz do mundo e distribuiu “bandeiras felizes” num aeroporto dinamarquês. Vejam o vídeo:
9. AMAZON E UM SORRISO
A flecha abaixo do nome da loja online esconde duas possíveis mensagens: um sorriso de um cliente satisfeito e a ampla gama de produtos que a Amazon oferece, de “a” a “z”.
8. VAIO – ANALÓGICO E DIGITAL CAMINHAM JUNTOS
A marca de notebooks da Sony traz duas ideias em sua logo: VA representam as ondas analógicas que propagam informação no ar, como as do rádio e da TV; IO equivalem ao código binário usado na informática.
7. LG OTIMISTA
Quando a multinacional criou a logo da LG, queria passar uma ideia de confiança e positividade. Daí nasceu esse rostinho feliz feito com as letras da marca. O desenho também remete ao Pac-man. Parece mesmo, não?
6. UNILEVER COMPLETA
A multinacional Unilever atua em várias áreas do comércio e da indústria – cosméticos, comida e bebida. Para representar essa ampla variedade de produtos, a logomarca da empresa é composta de pequenos desenhos, que carregam, cada um, um significado diferente e complementar.
5. KISSES E O CHOCOLATE ESCONDIDO
Repare que entre o “k”e o “i” de Kisses é possível ver o tradicional chocolate em forma de gota da marca Hershey’s.
4. FEDEX, RÁPIDA COMO UMA FLECHA
Olhe a logo da marca. Viu uma flecha entre o “e” e o “x”? O símbolo representa agilidade, movimento, velocidade, características que essa empresa de entregas rápidas faz questão de manter e ressaltar.
3. TOBLERONE, UMA MONTANHA E UM URSO
Se você ampliar a montanha nevada na logomarca desse famosos chocolate, verá que existe um desenho em forma de urso. Dizem que seria uma referência à cidade em que o Toblerone foi criado.
2. MARLBORO E O FASCISMO
No box do famoso cigarro, pode-se ler “Oroble jew”. Oroble é a pronúncia inglesa da palavra horrible (horrível). Oroble Jew então vira então Judeu Horrível. A Marlboro tem provavelmente a marca mais polêmica de todas.
1. CARREFOUR, SIMPLES E DIRETO
Muito já se especulou sobre a logo do supermercado Carrefour. Há quem tenha visto até um saci azul, mesmo a empresa sendo francesa. A verdade é que o símbolo traz nada mais, nada menos que um grande “c”!
