» » » » Como Trabalhar com Planilhas Compartilhadas no Excel




Há um recurso muito útil e interessante no Excel que pode aumentar significativamente a produtividade de determinadas pessoas que necessitem trabalhar em conjunto em uma mesma planilha: o recurso de planilhas compartilhadas. Esse recurso pode ser utilizado principalmente por pessoas que estão trabalhando numa rede doméstica ou corporativa, sem exceção.

Como funciona uma planilha compartilhada no Excel?

O recurso de planilha compartilhada funciona de maneira bem simples: Ao se compartilhar uma planilha, essa planilha pode ser utilizada por várias pessoas ao mesmo tempo, e sempre que o trabalho realizado na planilha for salvo, tal trabalho será visto pelos demais editores da planilha.
Realmente esse recurso é muito útil principalmente quando há a necessidade de edição rápida por vários usuários da planilha.

Como ativar o recurso de planilha compartilhada?

Também é bem simples: Clique na opção Revisão na barra de menus do Excel

Menu Revisão no Excel
Clique na imagem para ampliar

Após entrar na opção Revisão, clique no botão Compartilhar Pasta de Trabalho

Opção Compartilhar Pasta de Trabalho no Excel
Clique na imagem para ampliar

Aparecerá uma janela conforme a seguir:

Opções da janela para compartilhar pasta de trabalhoClique na imagem para ampliar
 
Ao clicar na opção marcada em amarelo será ativada a opção de pasta compartilhada. A caixa embaixo da opção mostra o usuário para o qual a pasta está com uso exclusivo. Na guia avançadas há várias opções que, por padrão, são deixadas ativadas e são muito importantes, conforme lista abaixo:
  • Manter histórico de alterações por NN dias: O valor de NN é o número de dias a manter o histórico (o padrão é 30), e é importante para saber quem alterou a planilha e quando.
  • Atualizar alterações: Por padrão é marcada a opção Quando o arquivo for salvo, porém, pode ser escolhida a opção Automaticamente a NN minutos (NN é um valor de minutos a configurar). Essa opção é interessante de ser utilizada pois evita que se altere demasiadamente uma planilha sem saber o que outros usuários estão alterando.
  • Alterações conflitantes entre usuários: A opção Confirmar quais alterações deverão prevalecer é selecionada por padrão, e a sugestão é que essa opção seja utilizada, pois assim alterações num mesmo espaço da planilha poderão se escolhidas antes do seu salvamento.

Como sei se a planilha está compartilhada?

Basta olhar na barra título do Excel, e no lado direito do nome do arquivo aparecerá a palavra [Compartilhado].

Mostre-me o funcionamento!

Quando a planilha for salva aparecerá a seguinte mensagem: A pasta de trabalho foi atualizada com alterações salvas por outros usuários. Abaixo temos um exemplo da exibição de alteração feita por outro usuário:

Resultado da alteração de planilha compartilhada
Clique na imagem para ampliar

Nesse exemplo o Usuário 1 alterou a planilha e salvou; posteriormente, o Usuário 2 alterou o texto digitado pelo Usuário 1 e também salvou. Na célula alterada surgirá um triângulo verde no canto superior esquerdo, indicando que há um comentário baseado na alteração feita por outro usuário.

About arjun fiala

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: