» » » 8 comidas com origens diferentes da que você imaginava


Culinária internacional é coisa de gente fina? Não mesmo, até a popular batata frita está nessa lista. Há quem pense que sua criação é dos americanos ou até mesmo dos franceses, já que na terra do tio Sam elas são chamadas de “french fries”. Mas não se deixe enganar pelas lendas urbanas, os verdadeiros mentores dessa deliciosa criação são os belgas! Interessante? Confira quais são as origens das oito comidas que você nem imaginava.

8. LASANHA

receita-de-lasanha
A comida preferida do Garfield é de origem italiana, certo? Errado. A massa foi criada muito antes, pelo chef do rei Ricardo II da Inglaterra, ainda no século XIV. A receita era muito próxima a da lasanha contemporânea e foi registrada no livro “Fôrma de Cury”, um verdadeiro guia da culinária medieval. A diferença entre a lasanha do passado e a presente? O tomate, pois sua existência na Europa só foi possível depois da descoberta das Américas, de onde o fruto é originário.

7. BATATA FRITA

batata-frita
O prêmio de inventor da gordice mais famosa de todos os tempos pertence aos belgas. Reza a lenda que eles tinham por hábito fritar peixes, mas quando o inverno chegava e as águas congelavam, eles trocavam por batatas. Assim surgiram as primeiras batatinhas fritas, que tinham formato de peixinhos, para enganar o estômago dos belgas. A deliciosa receita ficou famosa no mundo e foi largamente difundida nos EUA depois que os soldados americanos conheceram o costume belga de fritar batatas, durante a Primeira Guerra Mundial. Daí, o palhaço Ronald, nos anos 50, pegou carona na coisa e transformou a batata frita na refeição mais barata e rápida já criada.

6. NACHOS

NachosBeef
Os deliciosos nachos, apesar de terem sido criados no México, são mais americanos do que qualquer outra comida latina. A receita foi criação de um mexicano, Ignacio “Nacho” Anaya, em 1943, quando trabalhava no Victory Club, restaurante localizado na cidade mexicana Piedras Negras, na fronteira com os EUA. Dizem que o prato surgiu meio que sem querer, quando Anaya estava sozinho no restaurante e algumas esposas de soldados texanos pediram o prato da casa. Solução? Inventar uma receita que misturava tortilhas com queijo e muita pimenta. No entanto, quem popularizou o prato foi a garçonete americana Carmen Rocha, que trouxe o lanche para Los Angeles, em 1959, no restaurante mexicano El Cholo.

5. MACARRÃO COM ALMÔNDEGAS

20510198.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx
A refeição que marcou uma geração com o filme “A Dama e o Vagabundo”  não é muito bem quista pela Itália. Apesar de terem sido os imigrantes italianos que difundiram a receita nos EUA, os seus conterrâneos não servem espaguete com almôndegas em seus restaurantes. Não se trata de um prato tipicamente italiano, essa é, provavelmente, uma criação americana, do século XIX. O prato acabou ficando popular devido ao seu baixo custo, quando a carne era escassa e, se servida, viria em pequenos pedaços como almôndegas. No entanto, nem mesmo o macarrão é de origem italiana, já que o primeiro registro da massa é bem antigo. O primeiro vestígio da iguaria foi encontrado no noroeste da China, ainda no período Neolítico, dentro de uma vasilha virada de cabeça para baixo, que estava soterrada a cerca de três metros abaixo da superfície.

4. CROISSANT

1_croissant_450x300
Croissant é très, très chic! Mas não pense que é invenção francesa, apesar do nome. A saborosa meia-lua crescente, servida no desjejum matinal ou no chá da tarde, foi criada no século XII por padeiros da cidade de Viena, na Áustria. Por isso, também é conhecida como viennoiserie. A responsável por popularizar o famoso pãozinho foi  Maria Antonieta, famosa por  sempre se deliciar de boa comida.

3. CHILLI

chilli-com-carne-f8-72398
Mais uma comida mexicana que, na verdade, não é tão mexicana assim. O chilli é de origem texana, muito popular entre os cowboys e aventureiros do oeste americano. A receita é composta por carne seca, gordura, condimentos e  bastante pimenta. Há ainda quem prefira acrescentar feijão e mergulhar alguns nachos com queijo no molho. Então, se você for ao México, não se decepcione se o chilli estiver fora do cardápio.

2. ACARAJÉ

Acarajé-Dina
Se for à Bahia, meu rei, não deixe de comer um acarajé! Sem dúvida, é o prato regional mais famoso entre os baianos, mas sua criação é africana. Trata-se de uma derivação do àkarà da África Ocidental que, por sua vez, deriva do falafel árabe – levado para o continente africano no século VII. O famoso bolinho de feijão frito no azeite de dendê só podia ser um delicioso legado dos escravos africanos no Brasil, e, por isso, o mérito deve ser conferido a eles.

1. PIZZA

pizza1
As pizzarias mais famosas do mundo pertencem às famílias italianas ou, ao menos, parecem ser de lá. No entanto, a pizza está longe de ser uma invenção da Itália. Sua existência remonta a tempos muito antigos, há 5 mil anos, quando os hebreus e babilônios já faziam a massa de farinha de trigo com água e a colocavam no forno. O prato foi aperfeiçoado na Idade Média, popularizando-se entre os italianos, que acrescentaram o tomate à receita, além de bastante queijo, claro!
E aí, deu fome?

About arjun fiala

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: