Pelo menos uma vez na vida você vai se deparar, ou já se deparou, com algumas árvores exóticas, intrigantes. Parece que algumas não seguem as regras naturais e se contorcem, se achatam, se alongam muito, se unem a outras árvores e assim por diante. Há casos em que a gente pensa, seriamente, se não se trata de Photoshop, quando vemos imagens assim na internet, não é mesmo?
Mas olha, parece que a natureza é realmente caprichosa e gosta de sair da rotina de vez em quando. Olha só esses exemplo que o Internauta Alternativo encontrou por aí… as árvores mais exóticas já encontradas:
ÁRVORE DE CIRCO
Um fazendeiro californiano começou a brincar com a aparência das árvores de sua propriedade até que montou uma fazenda, na década de 40, para expor suas Árvores de Circo: ele podava, vergava e inseminava as plantas em formas fantásticas, como essa que você vê na foto.
ÁRVORE CESTO
Essa também é da mesma propriedade, na Califórnia. No caso dessa, por exemplo, ele plantou 6 mudas em um círculo e depois as enxertou uma nas outras para formar os padrões geométricos que desenham o tronco. Legal, né?
BANYAN
No Camboja, onde as coisas costumam ser diferentes por natureza, a construção do templo Ta Prohmé marcada pelas raízes gigantes das árvores que crescem para cima, ao redor e através das suas paredes. Esse templo, se você acha que já o viu, foi cenário do filme Tomb Raider.
SABINA
O vento forte causa a deformação nos troncos da maioria das Sabinas ou Juniperus phoenicea, como são conhecidas na biologia. Elas são originais da Ilha de El Hierro, no arquipélago espanhol das Canárias. A árvore foi descartada para a fabricação de móveis por conta de sua fragilidade, mas virou atração turística.
SEQUOIA
Reconhecidas pelo grande porte e por sua capacidade de viver por milênios, as sequoias podem passar dos 100 metros de altura. A espécie tem um tronco avermelhado e bastante robusto. Ela é tão forte que a árvore Chandelier, que fica em Legget, na Califórnia, teve sua base perfurada na década de 1930 para virar um túnel para carros. Você passaria aí debaixo?
ANGEL OAK TREE
Esse é um carvalho com cerca de 1.500 anos que fica ao sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Seus ramos são tão espalhados que a sua sombra cobre 1.600m²! Em tradução livre, seu nome tem algo a ver com o Carvalho dos Anjos.
ÁRVORE SANGUE DE DRAGÃO
O nome curioso, na verdade, pertence a um conjunto de árvores nativas do pequeno arquipélago de Socotra, no Oceano Índico, próximo Nordeste Africano. Elas é conhecida como ‘sangue do dragão’ em função da sua seiva vermelha. No passado, esses extratos eram muito procurados como medicamentos e corantes.
ÁRVORES TORTAS DA POLÔNIA
São apenas uma pequena amostra das cerca de 400 árvores, cujos troncos são dobrados em direção ao norte. Acredita-se que elas foram plantadas e deixadas para crescer durante 7 a 10 anos até que foram dobradas deste jeito por alguma intervenção humana. Elas ficam localizadas em meio a uma grande floresta de pinheiros perto de Gryfino, no Noroeste da Polônia.
BAOBÁ
Essa é um espécie de árvore de Madagascar e o emblema nacional do Senegal. Na foto, você pode ver o Adansonia grandidieri, o maior e mais famoso dos seis baobás do Madagascar, que recebeu esse nome em homenagem ao botânico e explorador francês, Alfred Grandidier (1836–1921). Essas são árvores ameaçadas de extinção.
ÁRVORES ESTRANHAS DO PAQUISTÃO
Como falamos, essas árvores ficam no Paquistão. Elas têm essa aparência estranha porque estão misteriosamente envoltas por teias de aranhas, desde uma enchente de 2010! Ninguém da região sabe explicar o fenômeno, aparentemente inédito, mas parece que as aranhas tentaram se proteger das águas, se instalando nas copas das árvores. O fato é que isso reduziu os mosquitos da região, uma vez que grande parte deles fica presa nas teias.
E aí, qual é a mais estranha para você?