O Telescópio espacial Kepler, da NASA, descobriu mais de 700 novos exoplanetas, quase dobrando o número atual de mundos alienígenas confirmados.
Os 715 planetas recém-descobertos, que os cientistas anunciaram hoje (26 de fevereiro), aumentam o total de registros de mundos alienígenas para 1.800.
O telescópio espacial Kepler é responsável por mais da metade destes achados, descobrindo 961 exoplanetas até agora, com mais milhares de candidatos aguardando a confirmação através de investigações de acompanhamento.
“Esta é a maior descoberta de planetas já confirmados anunciados de uma só vez”, disse Douglas Hudgins, da Divisão de Astrofísica da NASA, em Washington.
Cerca de 94% desses novos mundos alienígenas são menores que Netuno, segundo os pesquisadores, reforçando ainda mais as observações anteriores que sugeriam que a nossa galáxia, a Via Láctea, está repleta de planetas rochosos como a Terra.
A maioria dos 715 exoplanetas estão perto de suas estrelas-mãe, tornando-se quentes demais para suportar a vida como a conhecemos. Mas quatro dos mundos são inferiores a 2,5 vezes o tamanho da Terra e estão na “zona habitável”, a faixa que apresenta a temperatura ideal para a existência de água líquida na superfície de um planeta.
Todos os 715 planetas residem em sistemas multiplanetários, assim como a Terra. Tomados em conjunto, os novos planetas orbitam um total de 305 estrelas.
Os estudos que detalham a descoberta dos 715 mundos alienígenas serão publicados no dia 10 de março no The Astrophyiscal Journal. [Space]