» » » » Histórias Extraordinárias

GIGANTISMO



Medindo 2,1 metros, 2,4 metros e até mais, os gigantes realmente caminham pela Terra.
Igor Vovkovinsky é, sob qualquer aspecto, monumental. Este imigrante ucraniano de 24 anos mede incríveis 2,3 metros. Igor foi para os Estados Unidos em busca de ajuda para interromper o seu crescimento.

Os médicos logo descobriram que ele tem gigantismo pituitário, uma condição geralmente causada por um tumor benigno na glândula pituitária, localizada na base do cérebro e atrás dos olhos. Entraremos no corpo extraordinariamente grande de Igor e iremos compará-lo ao de um homem de estatura comum para ver como esta “glândula mestre” controla a altura através da liberação de Hormônio do Crescimento Humano (HGH).

  
                                           
Sandy Allen, uma mulher de 51 anos que entrou para o livro dos recordes como a mulher mais alta do mundo. Com 2,33 metros, ela tem gigantismo acromegálico. Apesar de ter parado de crescer há muito tempo, o contínuo aumento de hormônio do crescimento associado a acromegalia reestruturou seu corpo de uma maneira distinta e muitas vezes dolorosa.

NANISMO

Nanismo


 A ciência utiliza o termo nanismo para descrever todo um grupo de condições genéticas, ambientais e médicas que fazem com que o homem tenha uma baixa estatura.

Alguns anões são apenas um pouco menores que a média, com cabeça maior e membros desproporcionalmente menores. Outros são incrivelmente muito pequenos, como uma versão em escala reduzida do homem comum.

Apenas recentemente os cientistas começaram a desvendar os mistérios do que cria a surpreendente estrutura do corpo dos anões. Atualmente, a ciência conhece mais de duzentas síndromes distintas de nanismo e muitas outras estão sendo descobertas constantemente, como na intrigante história da família Campbell, de New Market, Maryland.

A mãe, Susie, tem acondroplasia, a forma mais comum de nanismo e que afeta 70% da população de anões. A acondroplasia é uma mutação genética que faz as placas de crescimento do corpo pararem de converter cartilagem em osso.

Na maioria das vezes, isto ocorre nos ossos longos dos braços e pernas, mas também em certos ossos do rosto, provocando o traço característico de “acon”. Através de computação gráfica de última geração, entraremos em um corpo com acondroplasia para ver como esta síndrome afeta tudo, da aparência ao caminhar.

O marido de Susan, Mark, também é anão, mas tem uma síndrome um pouco diferente, conhecida como hipocondroplasia. Seu filho biológico, Joshua, de 8 anos, não recebeu o gene que causou o nanismo em seus pais e com isso tem estatura normal.

Mas recentemente, Mark e Susie adotaram uma criança Rússia que é anã. Suscha é uma adorável garotinha de 5 anos que parece ter um tipo totalmente desconhecido de nanismo. Assim, até agora os cientistas estão o chamando de ´”Síndrome de Suscha”.

Entrando no pequeno corpo de Suscha, veremos como os ossos longos de sua perna se torceram e curvaram, bem como buscaremos o marcador genético que irá identificar sua forma de nanismo. Ainda neste programa, conheceremos Danny White, um rapaz de 18 anos cursando o último ano do ensino médio, que tem uma das síndromes mais raras, conhecida como nanismo primordial.

Com apenas 0,99 centímetros e 18,1 quilos, Danny está entre os menores seres humanos do mundo, mas ainda assim faz caratê e sonha ser paleontólogo. Conforme entramos no diminuto corpo de Danny, mas que está na perfeita proporção, veremos algumas características distintas que o tornam tão raro.

GANESH: O MENINO ELEFANTE




Ganesh nasceu com uma deficiência rara que aos poucos o levou a se transformar no “menino elefante”. 

O HOMEM ELEFANTE

O Homem Elefante
Conhecido como “o homem elefante da China”, Huang Chuncai possui tumores extraordinariamente grandes que impediram seu crescimento, fazendo com que seus ossos não se desenvolvessem e que sua coluna vertebral ficasse curvada, restringindo sua respiração.

Além da Escuridão

ALÉM DA ESCURIDÃO

Reinaldo Torres é um jovem soldado que perdeu a visão por consequência da explosão de uma granada. 

Viver Sem Limites

VIVER SEM LIMITES

Rafa Reyes sofre de focomelia, uma rara doença congênita caracterizada pela ausência ou má formação de braços e pernas.

A Mulher de Meia Tonelada

A MULHER DE MEIA TONELADA

Aos 29 anos, a texana Renee Williams pesa 406kg.

Por alguns anos ela ouviu que estava muito acima do peso para a cirurgia de bypass gástrico que poderia salvar sua vida, mas agora, finalmente, um médico pioneiro concordou com a operação.

A cirurgia é sua última chance e carrega um risco muito alto. Ou Renee estará a caminho para perder mais de 300kg, ou ela morrerá.

O HOMEM DE MEIA TONELADA

O Homem de Meia Tonelada


   Hoje, estima-se que 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos pesam mais de 250kg.

O programa conta a história de Kenneth Brumley, que, aos 40 anos, é assustadoramente obeso ele tem cerca de 460kg.

Kenneth não consegue andar há mais de três anos e precisou ser levado de sua casa. Acompanhe a história do sofrimento de um pai, de sua família e de toda uma nação com milhões de obesos mórbidos lutando por suas vidas.

CRIANÇA PARA SEMPRE

Criança Para Sempre


 Brooke Greenberg, que, aos 16 anos de idade, parece um bebê de onze meses.  
O  transtorno de que Brooke sofre é tão raro que os médicos o chamam de “Síndrome X”, e acreditam que, se conseguirem encontrar a causa da doença, talvez descubram o segredo do envelhecimento.


As Histórias Extraordinárias poderão ser vistas completas nos documentários da http://www.natgeo.com.br/br/


Todos os Direitos Reservados:http://www.natgeo.com.br/br/





About Anônimo

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: