» »Unlabelled » Como funcionam os órgãos dos sentidos: visão

Existem muitas coisas por aí que não sabemos como funcionam e que simplesmente aceitamos o modo como elas funcionam, e algumas delas fazem parte justamente do nosso corpo, como, por exemplo, os órgãos dos sentidos. Para começar esta série, começaremos falando da visão.

olho

Já se perguntou como você vê algo e interpreta essa imagem? Como funciona a visão de um daltônico? Pois bem, vamos mostrar como tudo isso funciona, confira:

Para começar, vamos ver como é a estrutura do olho humano:

a

Cada estrutura possui sua função, entretanto, falaremos somente das mais importantes:

Íris: é a parte colorida do olho, sua pigmentação é determinada pelo DNA, além disso, está relacionada a dois músculos que permitem abrir ou fechar a pupila. Isso acontece para regular a quantidade de luz que irá entrar nos olhos, caso haja muita luz, a pupila muito pequena, se houver pouca luz, ela dilata e fica grande.

b

Retina: é a parte que reveste o interior do olho. Ela possui células que captam as diferentes ondas de luz que entram nos olhos e também tem um composto químico chamado de rodopsina que é responsável por transformar a energia luminosa em elétrica para que possa ser transmitida para o cérebro pelo nervo ótico. Sabe quando olhamos para uma fonte de luz muito forte e depois ficamos com uma mancha na visão? Pois bem, a luz recebida foi tão forte que acabou destruindo algumas células da retina, mas fique tranquila que elas podem se regenerar caso o dano não tenha sido muito grande, além disso, quando mais tempo você olha para a luz forte,  maior será a mancha formada.

Cristalino: o cristalino é responsável por ajustar o foco da visão, além disso, está relacionado com alguns problemas de visão como o astigmatismo, a catarata, o glaucoma, a hipermetropia e a miopia – vale ressaltar que a deficiência do cristalino está relacionada e que não é o causador dessas deficiências.

Agora que já explicamos algumas das estruturas oculares, vamos falar sobre como funcionam algumas deficiências oculares:

Daltonismo: é um distúrbio genético causado pelo cromossomo sexual X que é herdado da mãe. Cada pessoa possui dois deles, um herdado do pai (X se a filha for mulher e Y se  o filho for homem) e outro da mãe (X, não importa o sexo), às vezes, esse cromossomo possui uma parte alterada que causa o daltonismo. É mais frequente em homens, já que eles precisam de apenas um X alterado – por serem XY – do que nas mulheres – que são XX e que precisam ter os dois X alterados para manifestar o daltonismo.  Além disso, existem vários graus de daltonismo, em que alguém pode trocar algumas cores por outras ou, por incrível que pareça, enxergar apenas em diferentes tons de cinza.

Hipermetropia e miopia: trata-se de uma formação errada do olho, sendo que, na primeira, o olho da pessoa é menor do que o  necessário, na segunda, o olho já é maior. Isso faz com que a imagem não se forme exatamente na retina e a deixe embaçada, mas isso é fácil de corrigir, basta usar óculos que tenham lentes convergentes – que “fechem” os raios de luz – ou divergentes – que “abram” os raios de luz – respectivamente.

hipermetropia

miopia

Astigmatismo: Está relacionado com o fato de o cristalino ficar relaxado conforme o tempo, mas isso é causado pela flacidez causada nos músculos que o seguram pelo envelhecimento. Pode também estar relacionado ao formato irregular da córnea.

Essas são os principais detalhes sobre o olho, caso alguém tenha alguma dúvida, basta postar nos comentários que nós responderemos!
Fonte: minilua.com

About arjun fiala

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: